Masterclass Aleksandra Vajd (Sl)

Aleksandra Vajd expõe internacionalmente há mais de 25 anos e, neste período, foi por várias vezes premiada. Participou em inúmeras residências e workshops, tem a sua obra publicada em revistas, livros e catálogos internacionais e faz parte das coleções do Museu de Arte Contemporânea de Liubliana, da Galeria de Arte de Maribor, Eslovénia, da Galeria Nacional de Praga e da Galeria da Cidade de Praga, República Checa e do Museu de Fotografia Contemporânea de Chicago nos Estados Unidos da América.
Formação: 1990 – 1997 Faculdade de Veterinária, na Universidade de Ljubljana, Eslovénia; 1996 – 1999 Licenciatura em Arte, Academia de Cinema, TV e Artes Performativas , Praga, República Checa 1999 – 2001 Mestrado em Artes Plásticas, Academia de Cinema, TV e Artes Performativas , Praga, República Checa; 2004 – 2006 Bolsa Fullbright na State University de Nova Iorque no Visual Research Lab, 2007 Docente na Academia de Belas Artes e Design, na Universidade de Ljubljana, Eslovénia 2017; Docente na Academia Artes Visuais de Ljubljana, Eslovénia 2021 Professora Associada na Academia Artes Visuais de Ljubljana, Eslovénia
“O uso em massa de imagens fotográficas é um elemento-chave da pesquisa na comunicação visual de hoje.
A fotografia não tem idenYdade fixa, pode ser uma imagem técnica criada para documentar a realidade, bem como um meio usado na arte.
Hoje, na era da internet e dos smartphones, a fotografia tornou-se um meio comum de comunicação, aproximando-se e muitas vezes subsYtuindo a palavra escrita e falada.
A fotografia foi transformada de um objeto estável, tangível e único num objeto instantâneo, efêmero e virtual.
A internet está repleta de um número cada vez maior de fotografias, imagens desencantadas que se movem para frente e para trás através dos browsers.
Num determinado momento, as imagens mudam de localização, tornam-se temporariamente parte de outras redes, criam e quebram links, co-criam discurso, são copiadas, vinculadas a palavras-chave e depois desaparecem novamente.
A fotografia estará connosco no futuro, mas não sabemos como será.
No desenvolvimento dinâmico das tecnologias de imagem de hoje, pensar na fotografia é pensar na fronteira entre o presente e o futuro.
Graças à sua natureza democráYca, a fotografia é um meio de entrada ideal na esfera da arte contemporânea.
A fotografia aponta-nos para o futuro.“